A Importância da Segurança Eletrônica na Indústria 4.0
A quarta revolução industrial, conhecida como Indústria 4.0, trouxe sistemas ciberfísicos (CPS) que combinam componentes físicos com redes digitais para mudar a forma que empresas de manufatura automatizam seus processos e compartilhamento de informações.Impulsionada pela Internet das Coisas (IdC), o Machine Learning e a Big Data, a Indústria 4.0 representa uma grande melhoria na troca de dados e no controle industrial da indústria de manufatura, gerando as “Smart Factories”, ou “Fábricas Inteligentes”. Entretanto, com essa integração entre tecnologia de informação (IT), tecnologia operacional (OT) e propriedade intelectual (IP) surge um leque de novos problemas de segurança.
Riscos
Com mais empresas adotando esse modelo, a indústria de manufatura de torna um alvo chamativo para hackers e criminosos virtuais. A convergência de dados pode ser vista como uma oportunidade para o invasor acessar os sistemas de IT e OT a partir de um ponto vulnerável na empresa. Os dados coletados podem ser utilizados para espionagem industrial, vazamento de propriedades intelectuais, e até mesmo sabotagem.A invasão do sistema ocorre principalmente pelo uso de sistemas operacionais datados e/ou desatualizados, que não recebem mais suporte de segurança e se tornam mais vulneráveis a malwares e worms.
Além disso, muitos sistemas voltados para manufatura são feitos de forma isolada, e por isso podem não receber o tratamento de segurança adequado, que pode ser visto como um empecilho na continuidade da produção.
Como se proteger
Garantir a segurança das tecnologias e dados exige cada vez mais monitoramento constante, é um elemento crucial para o sucesso de qualquer empresa. No combate a ataques virtuais, a forma mais efetiva de agir é preventivamente, reforçando processos e protocolos que tornem a tentativa de invasão trabalhosa e custosa para o hacker.Algumas das ações que podem ser tomadas são:
- Atualizar regularmente o sistema operacional e os softwares utilizados para troca e armazenamento de informações;
- Conceder permissões de acesso somente aos responsáveis que necessitam dos dados, monitorando e regulamentando o uso das redes da empresa;
- Identificar e reforçar a proteção das máquinas que fazem uso de conexão com a rede da empresa e com a internet;
- Desabilitar programas e acessões desnecessários nos computadores usados para tráfego de dados;
- Contratar empresas especializadas em segurança eletrônica para indústrias.
A segurança eletrônica é, sem dúvidas, um dos maiores desafios da indústria atual, afetando empresas de todos os setores e tamanhos. A Promarking não é exceção, se dedicando a aprimorar seus sistemas internos e de suas máquinas, para garantir aos clientes projetos com segurança e qualidade.Promarking, sempre em busca de oferecer as melhores soluções aos seus clientes, incluímos em nosso catálogo serviços com tecnologia de ponta para aumentar a competitividade da sua empresa no mercado. Contamos com uma equipe técnica especializada e disponível 24/7/365, preparados para automatizar e adaptar as nossas soluções à realidade da sua empresa.Entre em contato conosco.