A metalurgia é a ciência que faz o estudo de extração, transformação e aplicação de materiais metálicos. O ferro é o metal mais usado pela humanidade, representando mais de 90% da escala global de metais.
Mas alguns outros tipos de metais também são muito usados na indústria, como prata, bronze, ligas não ferrosas e entre outros. Atualmente, na indústria metalúrgica são usados diferentes tipos de produções, tais como:
Fundição
A fundição faz parte da indústria metalúrgica, é o que dá diferentes formatos ao ferro fundido. Após ser exposto a um forno de altíssima temperatura e líquido giratório, ele é colocado em um molde e resfriado para formar sua matriz. Este é o produto final: peças fundidas. Por ser um dos processos mais antigos da indústria metalúrgica, produz diversas coisas. Os metais mais comumente usados na fundição são: bronze, aço, magnésio, latão e zinco.
Fabricação de tubos
As indústrias metalúrgicas que atuam nesse ramo fabricam esses itens a partir da extrusão a frio ou a quente, sendo as principais matérias-primas: ferro fundido, aço e cobre.
Siderúrgica
A indústria metalúrgica na indústria do aço é uma cujos produtos finais são o aço e o ferro fundido. Usado nos seguintes campos: engenharia civil, agricultura, indústria automotiva, naval e aeroespacial, medicina, produção e distribuição de energia e indústria de petróleo e mineração.
Produção de ferro gusa
O ferro gusa é produzido pela fusão de minério de ferro e calcário em um alto forno, usando carvão vegetal como combustível. Devido à sua instabilidade e fragilidade, ele sofre nova fusão e mistura com outros elementos para formar lingotes, matérias-primas para ferro forjado, ferro fundido e aço.
Produção de metais não ferrosos
Como o nome sugere, metais não ferrosos são aqueles metais que não contêm ferro em sua composição. Portanto, eles não são magnéticos. Entre eles estão cobre, chumbo, alumínio e zinco.
O cobre é amplamente utilizado em fios e tubos em aquecedores de água devido à sua alta condutividade e ductilidade. O alumínio tem excelente resistência mecânica e é muito adequado para manter a temperatura. Por ser um material leve, hoje é base para a produção de latas de bebidas e alimentos, e também é utilizado na construção civil.
Por outro lado, o chumbo está em fase de decomposição, pois já foi comprovada sua toxicidade para o ser humano, além de ter um impacto negativo no meio ambiente. Além disso, o zinco é amplamente utilizado na produção de galvanização e liga de estruturas de aço, como o latão, obtido por sua mistura com o cobre.
Produção de ferroligas ou ferroalloy
Ferroalloy é uma mistura de materiais cujos componentes básicos incluem principalmente ferro e níquel. Com eles, outros elementos (como o cromo) adicionam propriedades que o ferro não possui. Em alguns casos, as ferroligas também podem ser consideradas um material mais eficaz do que o aço.
Entendendo as necessidades desse segmento de mercado, a PRO Marking sempre pensa em prestar o melhor serviço, por isso, buscamos preparar nossa equipe para as novidades da indústria, com máquinas de gravação de tecnologia avançada.