Quando o assunto é gravação em metal, dois métodos são muito utilizados: micropuncionamento e a laser. Mas existem algumas diferenças que só são possíveis de se obter com a gravação a laser.
As possibilidades da gravação a laser em metal
Você sabia que ela possui algumas características bastante únicas quando utilizada com esse material?
Primeiramente, precisamos ressaltar que todos os tipos de metal têm, geralmente, uma boa interação com o laser. Ainda assim, existem aqueles que são mais utilizados que outros, como o alumínio (vários tipos de ligas), o aço (vários tipos de ligas), o aço galvanizado e o ferro fundido. Por conta disso, falaremos sobre as características possíveis de se obter com os mais usados.
Gravações a laser coloridas são uma realidade
Temos certeza que você deve ter imaginado se isso seria possível em algum momento da sua vida, afinal, seria algo bem legal de poder fazer, além de ser muito útil na questão de personalização.
Pois saiba que a gravação colorida é possível, sim, tanto no aço inox como em ligas de titânio. Claro que não é possível alcançar literalmente qualquer cor utilizando o laser, mas podemos obter todas as cores do arco-íris, sendo o azul, rosa e amarelo as mais comuns.
Além disso, podemos conseguir também uma gravação toda em preto. Essa cor e todas as outras citadas aqui são possíveis de se obter tanto com o inox quanto com o titânio. E isso só é possível devido à oxidação de elementos de liga dos materiais. No caso do inox, por exemplo, o Cromo (Cr) reage com o oxigênio da atmosfera, e este é um óxido que possui diversos tipos de cores.
Se você quer ver essas cores se formando na gravação, pode conferir esse vídeo que explica e mostra perfeitamente o processo acontecendo.
A profundidade das gravações a laser em metais
Assim como na gravação por micropuncionamento, o método a laser também permite gravar com uma certa profundidade.
Esse é uma das principais características da gravação a laser em metais, inclusive, pois o laser possibilita que a marcação seja feita também sem profundidade nenhuma. Mas esse detalhe é algo que depende mais dos requisitos do cliente, pois existem casos em que o material a ser gravado exige uma profundidade maior.
Utilizando o laser para gravar metais, já alcançamos gravações com profundidade de até 0,25mm, assim como já fizemos algumas que não tinham profundidade alguma. Isso é possível de ser feito em qualquer tipo de metal.
A gravação a laser em metais é mais rápida ou devagar?
Essa é mais uma característica importante da gravação a laser em metais.
Acontece que o tipo de material influencia na velocidade da gravação, podendo ser mais rápido ou devagar se comparado a outros.
No caso dos metais, geralmente eles gravam mais rapidamente que cerâmicas e vidros, e mais devagar que plásticos e polímeros.
Um material, várias características
É impressionante como a gravação a laser é capaz de ter tantas características próprias com um único tipo de material, mas elas são reais e podem fazer toda a diferença na hora da escolha de uma máquina para implementar em uma linha de produção.
E você, já sabia de todas essas características?
Conheça a linha de gravadoras a laser da PRO Marking
Se você ficou ainda mais interessado em gravação a laser agora que conheceu esses detalhes únicos, é provável que também queira conhecer as gravadoras.
Temos diversos equipamentos robustos, todos fabricados com tecnologia de ponta e feitos para suprir as necessidades do seu negócio.
Se você precisa de algo a mais para a sua linha de produção, está no lugar certo também, basta entrar em contato através do nosso site para conversarmos mais sobre o que sua empresa precisa.
A PRO Marking conta com uma equipe especializada e suporte disponível em todo o Brasil. Estamos prontos para te ajudar como precisar!