Quando falamos em rastreabilidade, a primeira coisa que imaginamos é que estamos falando de algo que nos permite saber onde alguém ou algum objeto está, certo?! A rastreabilidade industrial é isso, mas também é muito mais.
Ela desempenha um papel fundamental na melhoria da segurança e qualidade dos produtos, pois permite rastrear e monitorar todo o processo de produção, desde a obtenção das matérias-primas até a distribuição do produto final.
Quer saber como isso funciona exatamente? Nós te explicamos!
Rastreamento da origem dos materiais
Através da rastreabilidade industrial é possível identificar a origem das matérias-primas utilizadas na produção. Isso é muito importante em alguns setores, como o alimentício, onde a segurança alimentar é uma das principais preocupações.
Usando a rastreabilidade, pode-se saber a procedência dos ingredientes, verificar a sua autenticidade e garantir que atendam a padrões de qualidade e segurança. Em casos de contaminação ou algum problema em um lote de ingredientes, por exemplo, a empresa consegue rastrear a origem desses ingredientes e identificar quais produtos podem ter sido afetados. Isso permite um recall preciso e rápido, minimizando o risco para os consumidores.
Controle de qualidade ao longo do processo
Ela também permite o registro e monitoramento de dados de qualidade em todas as etapas da produção. Isso inclui informações como parâmetros de produção, medições, inspeções e testes realizados durante o processo.
Esse monitoramento é muito importante em uma linha de produção de automóveis, por exemplo, pois ele garante o registro de dados sobre a qualidade dos componentes, inspeções de montagem e testes de desempenho, informações que possibilitam a identificação de qualquer desvio de qualidade e a implementação de ações corretivas imediatas.
Rastreamento de lotes e séries
Em setores onde a uniformidade e consistência dos produtos são cruciais, como produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e eletrônicos, poder fazer o rastreamento de lotes e séries específicas de produtos é essencial.
No caso de uma linha de produção de medicamentos, poder rastrear quais matérias-primas foram usadas em cada lote, quais máquinas foram usadas na fabricação e quais operadores estiveram envolvidos, facilita a identificação de possíveis falhas ou problemas em lotes específicos e a implementação de medidas corretivas. Por isso esse rastreamento tem uma importância tão grande, pois ele faz toda a diferença.
Garantia de conformidade regulatória
A rastreabilidade industrial ajuda na garantia de conformidade com regulamentações e normas específicas da indústria, algo muito relevante em setores altamente regulamentados, como alimentos, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e produtos químicos.
Por exemplo, na indústria alimentícia ela permite demonstrar que o produto atende a requisitos específicos, como rastreabilidade de transgênicos, certificações orgânicas ou conformidade com padrões de segurança alimentar.
Melhoria contínua e prevenção de problemas
Para que isso aconteça, é preciso ter os dados mais valiosos para análise, que é mais uma das coisas importantes possibilitadas pela rastreabilidade. Ela ajuda a identificar tendências, desvios e pontos de melhoria, permitindo a implementação de medidas preventivas e corretivas.
Com esses dados uma empresa pode identificar que um determinado fornecedor entrega, constantemente, materiais fora das especificações. Sabendo disso, ela pode tomar uma ação para resolver o problema, como buscar um novo fornecedor ou trabalhar em conjunto com o fornecedor atual para melhorar a qualidade dos materiais.
Temos certeza que depois dessa explicação, você nunca mais vai enxergar a rastreabilidade industrial da mesma maneira!
Você já aplica essa prática na sua empresa? Se tiver interesse em começar a utilizar, entre em contato com a PRO Marking, nós podemos te ajudar!