Uma norma extremamente importante no meio industrial, que não pode ser deixada de lado por nada, mas nem todos a conhecem ou sabem como ela é aplicada.
Se você acompanha nossas redes sociais e costuma ler os textos que postamos no nosso blog, com certeza já viu alguma menção a essa norma por aqui, por isso, vamos falar especificamente sobre a NR12 e a maneira como ela é aplicada na indústria no texto de hoje, para que todos possam conhecê-la.
Afinal, o que é a NR12?
Ela é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece os requisitos mínimos de segurança para máquinas e equipamentos, desde a criação até o descarte.
Essa norma foi criada para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que utilizam qualquer tipo de máquina ou equipamento. Ao mesmo tempo, ela também garante redução de custos para empresas por conta da diminuição de ocorrência de acidentes e de doenças do trabalho.
É importante ressaltar que ela é obrigatória, ou seja, todas as empresas que utilizam máquinas, independente do porte ou área de atuação, devem cumprir com a norma. Se não cumprirem, estarão sujeitas a multas e outras penalidades.
A aplicação da NR12 na indústria
Agora que você já sabe exatamente o que é a NR12, está na hora de entender como ela é aplicada em toda a indústria, algo que é feito de uma forma bem abrangente.
Para que isso seja possível, a norma aborda um conjunto de tópicos, cada um com seus próprios requisitos que devem ser seguidos corretamente. Eles são:
Projeto e construção de máquinas e equipamentos
- Instalação de dispositivos de segurança, como os de parada de emergência e os de retenção
- Adoção de medidas de segurança para evitar a queda de trabalhadores
- Implementação de medidas de segurança para evitar a exposição a substâncias perigosas
- Proteção de partes móveis, como correias, engrenagens e eixos
Instalação e operação de máquinas e equipamentos
- Realização de treinamentos para que trabalhadores aprendam a operação segura
- Implementação de um programa de inspeção e manutenção de todas as máquinas e equipamentos utilizados na empresa
- Instalação sempre feita de acordo com as instruções do fabricante
Manutenção de máquinas e equipamentos
- Realização de inspeções periódicas
- Realização de reparos e ajustes necessários para garantir a segurança
- Substituição de peças desgastadas ou danificadas
Treinamento dos trabalhadores
- O treinamento deve ser realizado antes que o trabalhador comece a operar qualquer equipamento
- O treinamento deve ser atualizado periodicamente, sempre que houver mudanças nas máquinas e equipamentos ou nos procedimentos de operação
Sinalização de máquinas e equipamentos
- Utilização de cores e símbolos de segurança para identificar os perigos
- Instalação de placas de sinalização para advertir sobre os perigos
Controle de riscos
- Avaliação dos riscos oferecidos pelas máquinas e equipamentos
- Adoção de medidas de controle para eliminar ou reduzir os riscos
- Implantação de um programa de monitoramento dos riscos
A NR12 é bem completa e detalhada, como pudemos ver ao longo dessa explicação. Ela foi pensada e desenvolvida para que pudesse garantir ao máximo a segurança do trabalhador, por isso é obrigatória e tão bem aplicada em toda a indústria.
E é por isso que nós a levamos muito a sério aqui na PRO Marking. Queremos garantir a todos os clientes que nossos produtos são extremamente seguros e confiáveis para serem utilizados por seus trabalhadores. Fazemos questão de ter essa certeza em cada um dos nossos projetos, customizados ou não.
Quer saber mais sobre como nossos equipamentos cumprem com todas os requisitos da NR12? Entre em contato com nosso time de especialistas já!