Esse termo está se tornando cada vez mais comum no meio industrial, afinal, traz apenas vantagens para todos. Vamos entender melhor do que se trata.
O que é Comakership?
A palavra, que parece ter surgido de repente, nada mais é que o nome dado a uma estratégia de gestão de fornecedores que visa melhorar o relacionamento entre eles e seus clientes, com foco no objetivo de tornar as relações mais vantajosas para todos.
A base dessa relação é a confiança e a colaboração mútua. Juntos, clientes e fornecedores trabalham para identificar oportunidades de melhoria, compartilhando informações e conhecimentos, e desenvolvendo soluções conjuntas.
Assim fica fácil entender a razão pela qual o comakership está se tornando cada vez mais popular no meio industrial. É uma estratégia que emprega um modelo de parceria capaz de oferecer uma série de benefícios para as empresas que desejam melhorar sua vantagem competitiva no mercado, pois garante qualidade e baixo custo.
A influência do comakership na indústria
Agora que você aprendeu o que é essa estratégia, está na hora de entender exatamente como ela pode influenciar tanto assim a indústria.
Melhora na qualidade de produtos e serviços
Ter o envolvimento dos fornecedores desde o início do processo de desenvolvimento ajuda a garantir que os produtos e serviços atendam aos requisitos de qualidade do cliente. Isso faz uma enorme diferença na indústria, pois a qualidade é um fator fundamental para a competitividade.
Redução de custos
Através do comakership, as empresas podem reduzir custos de produção, armazenamento e transporte, um detalhe bem interessante, afinal, os custos são um fator importante na lucratividade.
Aumento da eficiência
Essa colaboração entre fornecedores e clientes ajuda a melhorar a eficiência das operações de produção e logística, o que resulta em uma produção maior enquanto as empresas utilizam menos recursos.
Maior flexibilidade
Com o mercado em constante mudança, as empresas precisam de uma maneira de conseguir sempre responder a isso de forma rápida, algo que o comakership também é capaz de ajudar.
Inovação
Lembra daquele velho ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma? Ele é bem real! A colaboração entre fornecedores e clientes facilita a geração de novas ideias e soluções inovadoras, resultando em uma melhor competitividade.
Maior satisfação do cliente
Todo cliente fica extremamente satisfeito quando os produtos ou serviços que ele busca em uma empresa atendem perfeitamente suas necessidades. Com o comakership isso se torna mais fácil de conseguir. E todo mundo sabe que um cliente satisfeito tem maiores chances de fidelização.
Afinal, como o comakership acontece na indústria?
Para conseguir entender completamente esse assunto, não podem faltar exemplos de como ele acontece no meio industrial, pois apesar de parecer recente, essa estratégia já existe há um bom tempo.
Indústria automobilística
Aqui, temos fornecedores e montadoras trabalhando juntos para desenvolver novos modelos de carros que sejam mais eficientes e seguros para todos.
Indústria de eletrônicos
As fabricantes de peças originais se juntaram com seus fornecedores para não apenas melhorar os produtos que já desenvolveram, mas também para criar novos que serão capazes de atender às demandas dos consumidores.
Indústria da saúde
Hospitais trabalhando junto com seus fornecedores em busca de encontrar novos tratamentos e medicamentos para diversas doenças.
Pronto! Agora você está devidamente familiarizado com essa grande tendência da indústria, o comakership.
Ficou interessado em incluir essa estratégia na sua empresa? Nos conte então como pretende fazer isso!