No dia 22 de julho a PRO Marking, em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos e o Instituto SENAI Joinville, organizou um workshop online para falar sobre as tecnologias a laser e suas aplicações para a limpeza na indústria, com a participação da IPG Fotônica do Brasil. A seguir, vamos contar um pouco dos conhecimentos compartilhados nesse webinar.
O Thiago Pereira, pesquisador do SENAI, abordou o desenvolvimento de processos de limpeza a laser. De início comparou os métodos tradicionais de limpeza e a tecnologia a laser, mostrando como as primeiras necessitam de uma grande quantidade de consumíveis, produtos químicos potencialmente tóxicos e geram resíduos poluentes. Enquanto isso, a segunda faz uso somente de energia elétrica, sem precisar de consumíveis, com um processo controlado e preciso, além de ser uma tecnologia em constante desenvolvimento, sendo capaz de trabalhar em diversos materiais e aplicável em todos os setores da indústria.
Em seguida falou sobre as características que devem ser consideradas ao trabalhar com o laser e desenvolver novas tecnologias, como:
- Laser contínuo e laser pulsado
- Parâmetros do feixe laser
- Energia e duração do pulso
- Comprimento de onda
- Distância focal
- Estado do material
Thiago ainda citou a possibilidade da automação dessa tecnologia no futuro, utilizando um sistema de câmeras para que a máquina identifique a área que deve ser limpa, e execute o processo com maior precisão.
O Vitor Anelli, engenheiro de materiais e aplicações na IPG, deu continuidade falando sobre os princípios de funcionamento do laser, destacando a maior efetividade do laser fibra. Mostrou que, em comparação com lasers convencionais (dióxido de carbono e YAG), o laser fibra apresenta alta potência, baixa geração e consumo de energia e que não necessita de manutenções periódicas. Ele mostrou ainda as diferenças entre os comprimentos de onda dos lasers, citando suas especificações e as aplicações em que se adequam.
Por último o Renato Boschilia, analista de inovação da PRO Marking, falou sobre a integração e aplicabilidade da limpeza a laser na indústria. Ele destacou os três principais fatores para decidir como aplicar uma solução de limpeza:
- Controle: a forma de utilizar a ferramenta de limpeza a laser, seja por um operador, um braço robótico, CNC, etc.
- Material: tanto o material da peça quanto o material a ser removido devem ser considerados (metais, plásticos, cerâmica, etc.)
- Local: o local onde a máquina será instalada, seja ele fixo ou uma base móvel
Ele apresentou vários exemplos de aplicações em setores da indústria, mostrando as diferentes possibilidades de instalação e uso das máquinas. Enfatizou também a importância de equipamentos de segurança ao usar o laser de forma manual, garantindo a integridade do operador.
Renato demonstrou os diferenciais de integração dos projetos customizados PRO Marking, utilizando IoT e o sistema MES para tornar o processo mais eficaz. Você pode conferir o workshop na íntegra a seguir:
A PRO Marking busca fornecer as melhores soluções para a indústria, por isso tomamos a iniciativa de realizar eventos como esse webinar, trazendo informações relevantes sobre inovação, e gerando a troca de conhecimentos por diferentes setores do desenvolvimento tecnológico.