Na Indústria 4.0, discussões sobre ganhos e produtividade aumentam conforme novas ferramentas de tecnologia e desempenho são desenvolvidas, sendo aprimoradas constantemente para produzir mais em menos tempo.
A relação entre Indústria 4.0 e sustentabilidade levanta uma série de questões, que valem a pena discutir, sobre o papel dessas novas ferramentas na promoção de práticas sustentáveis que usam menos recursos naturais e energias não renováveis. A indústria tem muita participação nesse processo. Especialistas destacam que a exploração de recursos naturais não renováveis em grandes fábricas é um dos comportamentos que prejudicam a atmosfera e impactam negativamente o meio ambiente.
Com o enorme progresso em todos os setores da indústria nas últimas décadas, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento de dispositivos e soluções inteligentes que sejam sustentáveis e não prejudiquem o meio ambiente. A evolução da Indústria 4.0 permite otimizar o uso de energia de novos equipamentos, em uma escala global, algo que tem impacto positivo sobre o meio ambiente. Isso exige que a empresa faça esforços de longo prazo para modernizar sua infraestrutura, torná-la sustentável, melhorar a eficiência da utilização de recursos e adotar tecnologias e processos industriais limpos e ecológicos.
Esta nova fase da indústria possibilita a economia de energia e é um dos resultados dessa transformação. Nesse sentido, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é fundamental que os governos participem das ações de enfrentamento à degradação ambiental. Uma forma de desenvolver práticas sustentáveis é desenvolver acordos entre a indústria e o país para lidar com os fatores ambientais. A relação entre Indústria 4.0 e sustentabilidade geralmente não é o tema mais debatido no meio acadêmico, na mídia ou no setor industrial.
Uma das questões mais preocupantes da sociedade é o uso sério dos recursos naturais, principalmente nas empresas que agora também estão focadas no desenvolvimento sustentável. Esse conceito cresceu com o avanço da quarta revolução industrial, em que a inovação e a sustentabilidade precisam se desenvolver na mesma proporção. A Indústria 4.0 visa modernizar ainda mais os processos de produção usando sistemas computadorizados e mecatrônicos. Como requer o uso de inovação e recursos tecnológicos, é necessário que as empresas formulem políticas de desenvolvimento sustentável.
Portanto, o impacto dos processos industriais no meio ambiente e em toda a cadeia produtiva estão diretamente relacionados, principalmente considerando a implantação de novas tecnologias, o que contribui para reduzir o desperdício e otimizar o uso dos recursos naturais. Por exemplo, por meio de big data é possível analisar uma grande quantidade de informações, afim de desenvolver soluções e avanços com maior impacto e benefícios. É assim que são construídas cidades inteligentes, e os mesmos princípios podem ser aplicados na indústria para torná-las mais sustentáveis. Além de promover a conservação de energia e recursos, a inteligência artificial também pode ser combinada para permitir que as máquinas tomem decisões e encontrem as melhores soluções para solucionar problemas e otimizar processos. Essas e outras características permitem que o ambiente de fabricação seja auto ajustável e flexível para atender às demandas de produtos cada vez mais personalizados.