O laser ganhou espaço na indústria com a sua versatilidade aplicada nos produtos e nas linhas de produção, oferecendo inúmeras vantagens para o setor industrial. O laser é utilizado, pela indústria, na gravação de peças para rastreabilidade, soldagem, recozimento, impressão, tratamento térmico e corte de metais e outros materiais.
Dentre todas essas funções, a técnica de soldagem a laser é uma tecnologia que está sendo inserida na indústria por conta do seu custo-benefício e suas vantagens, como por exemplo, a soldagem de locais de difícil acesso e a baixa taxa de distorção da peça.
Método de solda a laser
O que torna a soldagem a laser interessante é a qualidade de radiação emitida pela técnica, que possui determinadas características impossíveis de serem obtidas por outros métodos. Tais características são:
- Elevada velocidade de soldagem
- Ausência de contato entre fonte de calor e peça a soldar
- Baixa entrega térmica
A máquina de solda a laser dispensa adição de materiais e insumos e possui baixo aporte térmico, com uma solda estreita de penetração total, que possibilita um final estético. Isso a caracteriza como a melhor técnica de soldagem para minimizar a perda de propriedades dos materiais, como dureza e resistência. No caso da junção de chapas grandes e finas, por exemplo, o método de soldagem a laser é o único que pode evitar a distorção térmica do produto final.
A utilização do laser no processo de soldagem continua a crescer em aplicações automatizadas, devido aos avanços tecnológicos que permitiram a obtenção de uma velocidade de 1 a 5m/min.
Há dois modos no método de soldagem a laser:
Por condução: método utilizado para soldar peças com pequena espessura e baixa energia. Acontece quando a energia não é suficiente para a vaporização do material, mas apenas para a fusão dele. Esse processo dissipa calor lateralmente, formando um cordão no formato parecido com um V e formando pequenos cordões com baixas profundidades.
Key-hole: conhecida também por soldagem por penetração profunda, este modo ocorre quando o laser interage com o material e, além de fundi-lo, forma uma coluna, que é o chamado key-hole, de vapores metálicos que avançam para o interior da peça. Esse vapor formado permite uma melhor transferência de energia do laser para a peça. Com esse processo o cordão formado é semelhante a um furo e como o nome já diz, podem ser alcançadas grandes profundidades, podendo então soldar chapas mais espessas.
Vantagens da solda a laser
- Velocidade
- Qualidade
- Excelentes propriedades mecânicas
- Alta eficiência
- Ótimas propriedades de resistência ao desgaste
- Baixa distorção térmica
- Método econômico em comparação com outras técnicas tradicionais do mercado
- Permite a soldagem de chapas finas com diversos graus de aço e dimensões
- Minimização dos efeitos metalúrgicos sofridos pela zona afetada pelo calor
- Possibilidade de automatização do processo
- Melhor custo-benefício
Aplicações
A flexibilidade do processo de solda a laser e o seu alto potencial de redução de custos são as principais vantagens que tornam este método interessante para a indústria. É a melhor opção no mercado para a otimização de tempo e aumento de produtividade.
Em busca de oferecer as melhores soluções aos seus clientes, a PRO Marking já possui em seu catálogo de produtos a Prolase Welder, uma máquina projetada especialmente para atender suas necessidades referentes ao processo de soldagem. Com uma equipe técnica especializada e disponível em todo o Brasil, estamos preparados para automatizar e adaptar as nossas soluções à realidade da sua empresa.